10 de abr. de 2008

a balança


Depois de uma certa idade, a vida da gente vira uma constante dieta. Eu, se não estou de dieta, engordo. Simples assim. É só esquecer da vida por uns dois meses que puf!, explode tudo. Então é escolher: conviva e ame suas gordurinhas, ou passe a vida se livrando delas.

Não que a gente consiga se livrar totalmente delas, mas se ficar sempre tentando, elas vão aumentar menos, o que já é uma graaande coisa.

Eu sempre fui magra (tenho testemunhas!), mas fiz minha primeira superdieta relativamente cedo: aos 19 anos. É que comecei a engordar de repente, lá pelos 17. De olívia palito passei a gordacha, meu apelido em algumas rodas. Deprimente!

Mas não durou muito. No dia 6 de setembro de 1997 (tem datas que a gente nunca esquece), decretei regime absoluto, e em quatro meses, estava 9 quilos mais magra. Ou seja, com míseros 53 quilos. Praticamente voltei a ter o corpo que tinha aos 15, sem nutricionista nem ginástica, pois não tinha tempo nem dinheiro pra essas coisas, trabalhava o dia todo e estudava à noite. COMO FOI BOM! Desde então, nunca mais voltei a engordar como daquela vez (mas é claro que, hoje, não tenho mais 53 quilos...).

Hoje, a situação é outra. Emagrecer aos 30 é muito mais difícil que aos 20. Naquela vez, todas as estrias e celulites que eu havia ganho desapareceram como num passe de mágica (também tenho testemunhas!). Agora, pfffff... Posso virar um palito que elas continuarão lá.

Então eu decidi que vou pra sempre ter uma nutricionista. Como se fosse terapeuta, sabe? Uma consulta por mês, no mínimo. Eu conto pra ela as minhas tristezas, alegrias e dúvidas, e ela tenta me ajudar. Tipo assim:

- Cíntia, essa semana foi complicado. Tomei cerveja quase todos os dias. Também não resisti e fui comer sushi com uma amiga. Devo ter comido umas 35 peças... sem falar na saquerinha.

Ou:
- Pois é, essa semana fiz tudo certinho, mas resvalei no couvert do restaurante e comi pãozinho com manteiga... acho que meia dúzia.

Ou ainda:
- Cíntia, fez um friozinho essa semana, daí não resisti e tomei vinho... a semana inteira. Dois ou três cálices por noite. E umas quatro ou nove garrafas no final de semana.

É, meu problema maior é que ficar sem beber, como a nutricionista quer, não dá. Eu até consigo seguir o "planejamento", comer tudo contadinho, muita salada, lanche da manhã, lanche da tarde, tudo certinho. Mas chega a noite e o jantar é quase sempre composto por salada, carne, arroz e... alguma coisa alcoólica. E não é molho madeira.

Então funciona assim: faça dieta o resto da vida se não quiser engordar. Caso contrário, você engordará. Faça ginástica o resto da vida para não despencar tudo. Caso contrário, tudo despencará. E conforme-se, pois, mesmo fazendo tudo isso, você pode até não engordar, mas um dia, tudo despencará.

E beba sempre que quiser. Azar do goleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elucubre vc também!